quinta-feira, 17 de novembro de 2011

HISTÓRIA EVOLUTIVA

           Com a extinção dos dinossauros, há cerca de 65 milhões de anos, o rumo da evolução foi modificado, abrindo caminho para a multiplicação da classe mais evoluída de vertebrados, os mamíferos (possuidores de mamas). 
           Durante toda a era dos répteis, pequenos mamíferos conviveram com os dinossauros. Os espaços vazios que eles podiam ocupar eram muito poucos, pois os habitats terrestres estavam cheios de grandes répteis. Somente após o desaparecimento dos dinossauros, os mamíferos puderam, enfim, apossar-se dos locais que ficaram vazios. Assim, eles conseguiram evoluir e aumentar, progressivamente, o número de espécies até chegar à grande diversidade que hoje conhecemos. Na verdade, se os dinossauros não tivessem sido extintos, os mamíferos não teriam tomado posse da Terra e, provavelmente, os seres humanos não teriam existido.
            
            Primeiro Mamífero:


           Um dos primeiros fósseis achados de mamíferos foi de um roedor, parecido com um musaranho, e conviveu com os dinossauros, ou seja, entre 150 e 65 milhões de anos atrás. É provável que tenha sido um marsupial, ou seja, que carregasse seus filhotes não no ventre, mas em uma bolsa por fora, mas isso não é comprovado. Mascertamente, seria um dos ancestrais mais antigos do homem, segundo a teoria evolutiva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário